quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Cólon Irritável: doentes gastam fortunas com tratamento

Doença afecta 15 por cento dos portugueses

A Síndrome do Cólon Irritável (SCI) tem custos anuais na ordem dos 1,2 mil milhões de euros em Portugal, segundo a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG).
Um estudo realizado na Alemanha revela ainda que, para o tratamento da SCI, a média de medicamentos prescritos, por ano, e por doente, é de 3,5. Os custos directos calculados, por ano, são superiores a 790 euros (50 por cento para medicamentos, 25 por cento para consultas médicas e 25 por cento para hospitalização).

António Curado, director do serviço de gastrenterologia do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha (CHCR), confirma que, apesar de ser uma doença benigna, a SCI “tem custos e implicações socioprofissionais importantes”, advogando, por isso, “um bom diagnóstico e tratamento adequado.” Em termos farmacológicos “é possível corrigir a obstipação e a diarreia, aliviar a dor e o mal-estar destes doentes”, frisou.

O especialista destacou os anti-espamódicos que – explicou – “correspondem à principal necessidade dos doentes, que é o alívio dos sintomas”, concretizando que, dentro desta classe farmacológica, “o brometo de otilónio tem a vantagem de ser mais eficaz do que os outros no alívio da dor.”

Segundo António Curado, com este fármaco, “o número médio de doentes que é necessário tratar para que se consiga o alívio dos sintomas e o benefício completo é menor do que dois, enquanto que noutros fármacos era necessário tratar quatro ou cinco.”

O médico do CHCR esclareceu que o brometo de otilónio “actua ao nível do bloqueio dos canais de cálcio e das taquicininas, um conjunto de mediadores bioquímicos. Tem uma pequena absorção a nível intestinal, aliviando os espasmos e, consequentemente, a dor. Estes espasmos estão na origem dos outros sintomas, isto é, da diarreia, obstipação e da distensão abdominal.”

De acordo com o especialista, a doença afecta cerca de 15 por cento da população portuguesa. “No seu conjunto, a patologia funcional digestiva, ou colite nervosa, é responsável por 5 por cento das consultas de cuidados médicos primários e por 60 a 70 por cento das consultas de gastrenterologia; dentro deste grupo de doenças, a mais importante é a SCI”, frisou.

Época de exames agrava sintomas

“O stresse associado à época de exames escolares desencadeia um maior número de crises nos indivíduos que sofrem de SCI” advertiu ainda António Curado, acrescentando que a síndrome “é muito mais comum nos jovens adultos entre os 18 e os 30 anos.”

A Síndrome do Cólon (ou Intestino) Irritável é considerada como uma doença de distúrbio funcional, ou seja, que afecta funções fisiológicas ou psicológicas mas não a estrutura orgânica. A dor ou desconforto do abdómen, a alteração dos hábitos intestinais (obstipação ou diarreia) e a distensão abdominal, são os principais sintomas.

Raquel Pacheco

Fonte: SPG/CHCR/Barlavento/Manual Merck

Sem comentários: