quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Eli Lilly adquire direitos de fármaco analgésico experimental

A companhia norte-americana Eli Lilly and Co. assinou um acordo de licenciamento com a Glenmark Pharmaceuticals Ltd. India para desenvolver e comercializar o fármaco analgésico experimental da companhia indiana, por um valor que ronda os 350 milhões de dólares.

A Eli Lilly revelou que irá adquirir os direitos de um portfólio de moléculas antagonistas do receptor de potencial transitório do tipo vanilóide subtipo 1 (TRPV1), que inclui o fármaco candidato, GRC 6211, que é um potencial tratamento de próxima geração para condições dolorosas, incluindo a dor relacionada com a osteoartrite.

A Eli Lilly irá possuir os direitos de venda do composto, GRC 6211, na América do Norte, Europa e Japão, com a Glenmark a deter os direitos de comercialização no resto do mundo. Como parte do actual acordo, a Glenmark também irá co-promover o composto com a Eli Lilly, nos Estados Unidos, quando for lançado.Espera-se que o composto, actualmente no início da fase intermédia dos ensaios clínicos, seja lançado em 2012.

Segundo os termos do acordo, a Glenmark Pharmaceuticals Ltd. irá receber um pagamento inicial de 45 milhões de dólares, e poderá receber adicionalmente até 215 milhões de dólares quando forem atingidos objectivos de desenvolvimento e vendas, assim como regalias, caso o GRC 6211 seja comercializado com sucesso. Se o fármaco receber aprovação para outras indicações, a Glenmark poderá ter direito a pagamentos adicionais por objectivos até 90 milhões de dólares.

Actualmente, a Pfizer e a Merck são as únicas companhias, para além da Glenmark, a ter fármacos para o controlo da dor, da mesma classe do GRC 6211, em desenvolvimento. O mercado global do controlo da dor está avaliado em cerca de 45 mil milhões de dólares.

Fontes: www.networkmedica.com, Reuters, http://www.chron.com/, http://www.business-standard.com/, www.lilly.com

Sem comentários: