quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tribunal norte-americano anula processo contra a Wyeth

Farmacêutica enfrenta 5 mil queixas relacionadas com o Prempro e Premarin

Um juiz de um tribunal do Minnessotta, nos Estados Unidos da América, indeferiu um processo contra a farmacêutica Wyeth no qual a queixosa alegava que um tratamento hormonal comercializado por este laboratório lhe teria causado cancro da mama.

Ao anular o caso, que tinha já julgamento marcado para Janeiro, o juiz George McGunnigle do condado de Hennepin, em Minneapolis, considerou que a queixa apresentada por Patricia Zandi não se apoiava em provas científicas válidas para sustentar as alegações de que teria desenvolvido cancro da mama em resultado do tratamento com Premarin e Prempro, duas terapias hormonais de substituição de estrogénio.

A Wyeth enfrenta actualmente mais de cinco mil processos judiciais que tiveram origem nas queixas de várias pacientes que acreditam terem sido prejudicadas pelos medicamentos de substituição hormonal.

Embora tenha conseguido chegar a acordo na maioria dos processos, no inicio do mês de Outubro o júri de um tribunal norte-americano do condado de Washoe deu razão a três mulheres do Nevada que alegavam ter desenvolvido cancro da mama depois terem sido medicadas com Prempro e Premarin. Por ter considerado que o laboratório foi negligente, o tribunal condenou a Wyeth ao pagamento de uma indemnização no valor de 92,7 milhões de euros.

Marta Bilro

Fonte: Reuters, CNN Money, The New York Times, Farmacia.com.pt.

Sem comentários: