sábado, 13 de outubro de 2007

Infarmed deixa medicamentos sem vigilância

Despedimento da directora de Farmacovigilância terá originado a paragem do serviço há já duas semanas

Está parada, há duas semanas, a vigilância sobre a segurança e as reacções adversas dos medicamentos (RAM). A notícia foi ventilada pelo semanário «Sol» e terá sido refutada pelo Infarmed, entidade nacional responsável pela farmacovigilância.

Segundo as informações avançadas por aquele semanário, o serviço terá deixado de funcionar na sequência do despedimento, em Setembro, da directora do departamento de Farmacovigilância.

O «Sol» divulga ainda que, num acto de “solidariedade” para com a directora despedida, “a maioria dos médicos que colaboravam com aquele sector decidiu demitir-se.”

A farmacovigilância é um serviço público da responsabilidade da Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed). No sentido de obter uma reacção do Infarmed, o farmacia.com.pt contactou fonte daquela entidade, mas a tentativa revelou-se infrutífera. No entanto, em declarações àquele jornal, o Infamed terá asseverado que “o serviço continua a funcionar normalmente.”

Raquel Pacheco
Fonte: Sol

Recolha do Lauroderme creme

Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização do medicamento

A Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) emitiu um comunicado “urgente” em que alerta para a decisão tomada voluntariamente pela firma Farmoquímica Baldacci, S.A., de proceder à recolha dos lotes n.º 05006, val: 03/2011 e n.º 26605, val: 12/2010 do medicamento Lauroderme creme, com registo de AIM n.º 3395993.

Assinada por Hélder Mota Filipe, do conselho directivo do Infarmed, a circular informativa esclarece que na origem da decisão estão as análises laboratoriais realizadas na Direcção de Comprovação de Qualidade do Infarmed I.P., onde se verificou que os lotes de medicamento supramencionados se encontram “fora de especificações no que respeita ao parâmetro “espalmabilidade”, uma vez que o creme apresenta grumos e provoca sensação de granulosidade ao tacto.”

Em virtude desta situação, o departamento de Inspecção Infarmed ordenou a suspensão imediata da comercialização dos referidos lotes de medicamento.

Raquel Pacheco
Fonte: Infarmed