sábado, 1 de dezembro de 2007

Recolha voluntária de lote de Tardyferon Fol

A Pierre Fabre Médicament Portugal, Lda está a proceder à recolha voluntária de um lote de Tardyferon Fol (Sulfato ferroso + Ácido fólico), um medicamento utilizado na prevenção dos défices em ferro e ácido fólico durante a gravidez e lactação. A medida foi desencadeada por um erro de impressão respeitante ao prazo de validade e à indicação incorrecta de um dos excipientes.

De acordo com uma nota informativa de carácter “urgente”, divulgada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), em causa está o lote n.º G00305, val: 11/2009, do medicamento Tardyferon Fol 60 comprimidos revestidos.

A recolha surge na sequência da detecção de um erro de impressão nos materiais de embalagem primária, secundária e no folheto informativo, respeitante ao prazo de validade, uma vez que, onde se lê “Novembro de 2009” dever-se-ia ler “Novembro de 2007”. Para além desta irregularidade, foi ainda detectada uma incorrecção relativamente à indicação de um dos excipientes, dibutylphtalato, quando o correcto seria triethylcitrato.

A detecção destas anomalias levou o Conselho Directivo do Infarmed a ordenar a suspensão imediata da comercialização deste lote de medicamento.

Marta Bilro

Fonte: Infarmed.