sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Estudo: Estatinas podem diminuir risco de desenvolver cancro

Estudo revela que os pacientes a tomar fármacos para reduzir o colesterol, conhecidos como estatinas, podem apresentar um risco menor de desenvolver cancro, especialmente cancro do pulmão e colo-rectal. Contudo, desconhece-se se as estatinas previnem directamente o cancro.

Estudos laboratoriais demonstraram que as estatinas poderão inibir o crescimento das células cancerígenas, mas as evidências dos estudos observacionais têm sido inconsistentes.

Para investigar a associação entre a utilização de estatinas e a incidência de cancro, o Dr. Wildon Farwell, do Sistema de Saúde do Departamento de Veteranos de Boston, e os colegas recolheram dados de aproximadamente 63 mil pacientes do Sistema de Saúde Departamento de Veteranos de New England, entre Janeiro de 1997 e Dezembro de 2005, que estavam a utilizar estatinas e/ou medicamentos para baixar a pressão sanguínea.

No estudo, publicado na “Journal of the National Cancer Institute”, os utilizadores de estatinas apresentaram um risco reduzido em todos os tipos de cancros, em comparação com os não utilizadores. A incidência de cancro foi de 9,4 por cento nos utilizadores de estatinas e 13,2 por cento entre os não utilizadores. Segundo o Dr. Farwella, a redução do risco demonstrou ser de cerca de 25 por cento.

Os investigadores, que observaram cinco dos tipos mais comuns de cancro - próstata, pulmão, colo-rectal, bexiga e melanoma - afirmaram que descobriram uma redução significativa do risco de cancro da próstata, do pulmão e colo-rectal. Também descobriram que quanto maior a dose de estatina, mais baixa era a incidência de cancro.

Segundo os autores, as descobertas suportam a hipótese de que as estatinas podem reduzir o risco de cancro, em particular o cancro do pulmão e colo-rectal, podendo ser afectado pela dose de estatina.

Isabel Marques

Fontes: Reuters, ScienceDaily