terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Reduzir o consumo de sal é benéfico não só para a hipertensão

Investigadores australianos descobriram que a redução do consumo de sal pode oferecer efeitos cardioprotectores, para além da redução da pressão sanguínea.

A investigadora Kacie Dickinson, da Universidade de Flinders, na Austrália, e colegas referiam que o estudo forneceu mais evidências relativamente à importância de diminuir a ingestão de sódio para melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e reduzir o risco de doença cardiovascular.

O estudo, publicado na “American Journal of Clinical Nutrition”, demonstrou que a redução do consumo de sódio é benéfica para as pessoas que têm uma pressão sanguínea normal e para aqueles que têm excesso de peso ou são obesos, sendo que o benefício começa logo após algumas semanas.

A investigadora afirmou que, independentemente do peso corporal ou pressão sanguínea de uma pessoa, a redução da ingestão de sódio oferece muitos benefícios para a saúde.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/01/19/Reducing_salt_helpful_beyond_hypertension/UPI-61131232409695/

Medicamentos homeopáticos podem ser uma resposta eficaz contra a tosse

A tosse trata-se de um reflexo do organismo provocado pela acumulação de expectoração ou pela irritação das vias respiratórias, que pode aparecer por diversos motivos: exposição ao frio, humidade, correntes de ar, ar acondicionado, pó, pólenes, contaminação, entre outros.

A tosse pode ser mucosa ou produtiva, sendo que, neste caso, é necessário ajudar o organismo a expulsar a expectoração com medicamentos de acção mucolítica e expectorante, ou pode ser seca ou irritativa, sendo preciso acalmar e limitar a irritação. Muitas vezes, a tosse tende a ser seca no princípio, tornando-se produtiva passados dois a três dias.

O Dr. Guillermo Basauri, médico homeopata, explica que, para acabar com esta reacção incómoda do organismo, os medicamentos homeopáticos actuam sobre a tosse de duas formas: aliviando a irritação das mucosas, que produz o reflexo da tosse, e estimulando a eliminação da mucosidade das vias respiratórias.

O Dr. Basauri afirma que os medicamentos homeopáticos não apresentam efeitos secundários, como trastornos digestivos ou sonolência, e têm uma boa tolerância, inclusive em bebés e grávidas, sendo recomendados tanto para as crianças como para os adultos.

Além disso, são eficazes no alívio da dor irritativa da garganta que a tosse produz, assim como da sensação de picadas e dor muscular que, frequentemente, aparecem como sequela.

De acordo com o Dr. Basauri, devido à sua rapidez, eficácia e porque actuam ao estimular o próprio organismo do paciente, os medicamentos homeopáticos são um grande aliado para toda a família, que, além disso, desenvolve uma maior resistência perante os seguintes processos catarrais.

Estes medicamentos apresentam-se em dois formatos: o tradicional xarope e os tubos de grânulos. Os grânulos, que são a forma farmacêutica específica dos medicamentos homeopáticos, são pequenas esferas de sacarose e lactose que, graças à sua facilidade de levar para qualquer lado, facilitam o seguimento do tratamento.

Na actualidade, os antitússicos homeopáticos são, em alguns países europeus, uma das opções mais frequentes dos pacientes para o alívio da tosse. De facto, em França, o terceiro medicamento não sujeito a receita médica para a tosse é um medicamento homeopático.

Isabel Marques

Fontes:
http://espana.pmfarma.com/noticias/noti.asp?ref=9671

Médica testemunha que Seroquel aumenta risco de diabetes em 400 por cento

A Dra. Jennifer Marks, que testemunhou num julgamento contra a AstraZeneca, declarou que o antipsicótico Seroquel (quetiapina) aumenta o risco de diabetes em cerca de 400 por cento, em comparação com medicamentos de primeira geração.

Este caso, que é o primeiro a ir a julgamento nos Estados Unidos relativamente ao fármaco, envolve uma utilizadora que alega ter desenvolvido diabetes após tomar o Seroquel.

Numa audiência preliminar num tribunal federal em Orlando, na Florida, a Dra. Marks citou dados de um ensaio com 1.629 pacientes, publicado na "Psychiatric Services” em 2004, que sugeria que os homens que tomaram Seroquel durante, pelo menos, 60 dias apresentavam um maior risco de desenvolver diabetes, em comparação com aqueles que receberam uma classe de fármacos mais antiga.

No total, a Dra. Marks referiu seis estudos para suportar a opinião de que o Seroquel é um factor considerável na diabetes e aumento de peso.

O porta-voz da AstraZeneca, Tony Jewell, comentou que esta é uma selecção diminuta dos dados científicos disponíveis sobre o Seroquel, referindo que a totalidade das evidências que foram apresentadas à agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) demonstram que o Seroquel é seguro e efectivo.

Adicionalmente, a AstraZeneca argumenta que a diabetes da queixosa deriva da obesidade, historial familiar da doença e hipertensão.

A farmacêutica enfrenta aproximadamente 9 mil processos, nos Estados Unidos, relativamente a alegações que referem que este antipsicótico pode provocar diabetes e outros problemas de saúde.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=A06094581200481E9D5FB701E5EF55BC

Médicos desaconselham combinação de dois tipos de fármacos para a hipertensão

Um alerta, emitido pela Fundação do Coração e de Acidentes Vasculares Cerebrais do Canadá, avisa que combinar os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) e os antagonistas dos receptores da angiotensina II pode aumentar o risco de morte cardíaca súbita, doença do fígado e a probabilidade de necessidade de diálise em pacientes com hipertensão.

O porta-voz da Fundação, Sheldon Tobe, referiu que estas duas populares categorias de medicação para a hipertensão são ambas tratamentos seguros e efectivos, mas não em combinação.

As novas directrizes baseiam-se em parte dos dados de 25.620 pacientes do estudo ONTARGET, que foram publicados na edição de Abril de 2008 da “The New England Journal of Medicine”.

As descobertas demonstraram que o tratamento de combinação foi apenas marginalmente mais efectivo na melhoria da hipertensão, mas provocou mais efeitos adversos, em comparação com qualquer um dos medicamentos tomado isoladamente.

Tobe explicou que a acção combinada destes dois medicamentos é uma fonte de grande stress para os rins.

Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina incluem o captopril, o enalapril, o lisinopril e o ramipril, enquanto os antagonistas dos receptores da angiotensina II incluem o losartan e o valsartan.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=E1C9FC118A5C4926A86BB363073F4387