segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Estudo examina eficácia e aceitabilidade de 12 antidepressivos

Dados de um estudo, publicados na “The Lancet”, sugerem que 12 antidepressivos de nova geração são igualmente efectivos, embora o Zoloft (sertralina), da Pfizer, e o Cipralex (escitalopram), da Forest e da Lundbeck, ambos comercializados em Portugal, tenham sido superiores em termos de eficácia e aceitabilidade.

Os outros 10 fármacos avaliados no estudo foram o Cymbalta (duloxetina) e o Prozac (fluoxetina), da Eli Lilly, o Dumyrox (fluvoxamina), da Solvay, o Remeron (mirtazapina), da Akzo Nobel, o Seroxat (paroxetina), da GlaxoSmithKline, o Edronax (reboxetina), da Pfizer, o Efexor (venlafaxina), da Wyeth, e o Wellbutrin XR (bupropiom), da Biovail, o Ixel (milnacipran), da Forest e da Cypress, e o citalopram, todos comercializados em Portugal.

Os investigadores analisaram 117 estudos aleatórios e controlados, que incluíram 25 928 pacientes, conduzidos entre 1991 e 2007, nos quais os antidepressivos foram avaliados no tratamento da depressão major unipolar em adultos.

As descobertas demonstraram que, enquanto o Zoloft, o Cipralex, o Remeron e o Efexor foram mais eficazes do que os outros antidepressivos, o Zoloft e o Cipralex demonstraram o melhor perfil de aceitabilidade, levando a significativamente menos casos de descontinuação do tratamento, em comparação com os outros fármacos.

Contudo, no estudo, todos os antidepressivos foram efectivos e as diferenças observadas entre eles não foram grandes. Os investigadores realçaram que, se um paciente está a tomar um fármaco e a responder bem, este não deve parar e mudar de medicamentos.

De acordo com as conclusões do estudo, o Zoloft poderá ser a melhor escolha quando se está a iniciar um tratamento para a depressão major moderada a grave em adultos, porque apresenta o equilíbrio mais favorável entre os benefícios, aceitabilidade e custos de aquisição.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=45AA1D463F0E4112A837858597F3162D