segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Infarmed retira do mercado produto para higiene íntima Saugella Poligyn

A Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) anunciou, num comunicado de carácter "urgente", que foi ordenada a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado nacional de todos os lotes do Produto Cosmético e de Higiene Corporal Saugella Poligyn, Emulsão Específica para Higiene Íntima, da marca Saugella, contendo o conservante “Methyldibromo glutaronitrile”.

A utilização do conservante “Methyldibromo glutaronitrile”, na formulação de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal, é actualmente proibida por não constar do Anexo VI ao Decreto-Lei n.º 189/2008, de 24 de Setembro, sendo o referido produto comercializado no mercado português pela empresa Laboratórios Delta, Lda.

Deste modo, o Infarmed notifica todas as entidades, envolvidas no circuito de distribuição e comercialização do referido produto, para a suspensão imediata da comercialização e recolha do mercado de todos os lotes contendo o conservante “Methyldibromo glutaronitrile”.

Advertem-se ainda os consumidores, que tenham adquirido ou que estejam a utilizar o produto acima referido, para se absterem da sua utilização ou a suspenderem e que, caso o detectem no mercado nacional, comuniquem essa situação ao Infarmed.

Isabel Marques

Fontes:
www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/MAIS_ALERTAS/DETALHE_ALERTA?itemid=1286839
http://clix.expresso.pt/infarmed_retira_do_mercado_produto_para_higiene_intima=f496797

Sulfato de magnésio pode reduzir risco de paralisia cerebral

O tratamento com sulfato de magnésio, entre as mulheres que estão em risco de parto prematuro, reduz o risco de paralisia cerebral nos recém-nascidos, pois estabiliza os vasos sanguíneos e protege contra os danos provocados pelo corte de oxigénio.

A Dra. Caroline Crowther, da Universidade de Adelaide, na Austrália, referiu que, para os bebés que nascem muito prematuros, existe um elevado risco de paralisia cerebral. A investigadora referiu que esta revisão, publicada na “The Cochrane Library”, demonstra que agora existem evidências para suportar a administração de uma terapia com sulfato de magnésio, às mulheres em risco de ter um parto prematuro, para aumentar as hipóteses de sobrevivência dos bebés, livre de paralisia cerebral.

Os investigadores descobriram, utilizando dados de cinco ensaios clínicos que envolveram 6 145 bebés que receberam aleatoriamente tratamento com sulfato de magnésio ou placebo, por volta da altura do parto, que o sulfato de magnésio diminuiu o risco de paralisia cerebral em 32 por cento. Além disso, o tratamento também foi relacionado a uma queda de 39 por cento da taxa de incapacidades de movimento.

Os autores calculam que 63 mulheres necessitariam de ser tratadas para prevenir um caso de paralisia cerebral. A terapia com sulfato de magnésio não afectou a mortalidade, nem o desenvolvimento de outras incapacidade neurológicas nos primeiros anos de vida.

Foram mais frequentes uma pressão sanguínea baixa e batimentos cardíacos rápidos nas mães que receberam sulfato de magnésio do que nas que receberam placebo. Contudo, a terapia com sulfato de magnésio não foi associada a quaisquer complicações graves.

Isabel Marques

Aminoácido presente nalguns alimentos pode ser chave na perda de peso

Investigadores norte-americanos revelaram que um aminoácido descoberto no sumo de melancia, nalguns frutos secos e noutros alimentos pode ajudar a combater a obesidade.

O estudo, publicado na “Journal of Nutrition”, descobriu que ratos de laboratório que foram alimentados com dietas baixas ou elevadas em gorduras complementadas com o aminoácido arginina, durante um período de 12 semanas, diminuiram a gordura corporal em cerca de 60 por cento.

O investigador principal, o Dr. Guoyao Wu, da Universidade A&M do Texas, em College Station, referiu que esta descoberta pode ser directamente trasladada para o combate à obesidade em humanos. Neste momento, a arginina ainda não foi incorporada na nossa comida, mas poderá ser no futuro.

O Dr. Wu acrescentou ainda que, dada a actual epidemia de obesidade nos Estados Unidos e a nível mundial, as descobertas são muito importantes.

O investigador revelou que a pesquisa em porcos sugere que os suplementos alimentares de arginina reduzem o crescimento da gordura, enquanto aumentam o ganho muscular sem afectar o peso corporal.

Adicionalmente, a investigação demonstrou que outros benefícios metabólicos da arginina podem estar relacionados com capacidade de estimular o processo bioquímico da síntese de proteína muscular e de reduzir as concentrações séricas de aminoácidos de cadeia ramificada. Os níveis elevados de aminoácidos de cadeia ramificada estão relacionados com a resistência à insulina.

Outros alimentos ricos em arginina incluem mariscos, sementes, algas, carnes, concentrado de proteína de arroz e proteína isolada de soja.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/06/Watermelon_juice_may_be_key_to_weight_loss/UPI-99801233957336/

FDA revela fármacos sob revisão devido a possíveis questões de segurança

A agência norte-americana que regula os medicamentos (FDA) revelou uma lista de fármacos que estão actualmente sob revisão devido a potenciais questões de segurança.

De acordo com a informação disponível no site da agência, a FDA está a rever, entre outros compostos, a segurança do Xenical (orlistato), da Roche, para a perda de peso, devido a preocupações relacionadas com o risco de hemorragia rectal nos pacientes a tomar o fármaco. O tratamento antifúngico Lamisil (terbinafina), da Novartis, está a ser revisto devido à potencial associação a eventos psiquiátricos e o Diovan (valsartan), também da Novartis, para a hipertensão, está a ser examinado devido a preocupações relacionadas com anemia hemolítica.

Além disso, a FDA está a investigar o risco de anomalias congénitas, também chamadas defeitos de nascimento, nos bebés de mulheres que receberam antidepressivos e também está a examinar o Abilify (aripiprazol), da Bristol-Myers Squibb, para a esquizofrenia, relativamente a potenciais preocupações sobre a toxicidade hepática.

A agência especificou que o facto de um fármaco aparecer na lista significa apenas que a FDA identificou uma potencial questão de segurança, mas isso não quer dizer que foi identificada uma relação causal entre o fármaco e o referido risco.

Isabel Marques

Fontes:

www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=AE4EA7AB7202473B8DC3548A74AA4F57

Bebidas energéticas não são aconselháveis para crianças

Uma investigadora canadiana referiu que as bebidas energéticas são o café da nova geração, mas que contêm demasiado açúcar e cafeína, podendo ter um impacto negativo na saúde.

A nutricionista Stephanie Cote, do Centro de nutrição Extenso, da Universidade de Montreal, revelou que não é pouco comum os estudantes consumirem bebidas energéticas para aumentar a concentração enquanto estudam durante a noite.

Um relatório de 2008 do Ministério da Agricultura do Canadá descobriu que, em 2004, foram vendidas, nos Estados Unidos, 1,5 mil milhões de latas de Red Bull, sendo que o consumo no Canadá é comparável e é uma tendência crescente nos jovens entre os 18 e os 24 anos.

Contudo, este segmento de mercado está-se a alargar, uma vez que as crianças estão a começar a consumir estas bebidas antes de realizarem uma actividade física.

A nutricionista referiu que estas bebidas não são recomendáveis nem para atletas, nem para crianças com menos de 12 anos, visto que as bebidas energéticas não hidratam suficientemente o corpo. Estas têm demasiado açúcar e a cafeína não melhora necessariamente a performance física, sendo que em quantidades elevadas pode aumentar os riscos de fadiga e desidratação.

Diversos estudos têm demonstrado que doses elevadas de cafeína podem aumentar a hipertensão, causar palpitações, provocar irritabilidade e ansiedade e causar dores de cabeça e insónia.

As autoridades de saúde do Canadá não recomendam o consumo de mais de duas latas destas bebidas por dia.

Isabel Marques

Fontes:
www.upi.com/Health_News/2009/02/06/Energy_drinks_not_for_children/UPI-18591233982120/