terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Estudo: Consumo de marijuana pode aumentar risco de cancro testicular

Um estudo norte-americano revelou que o consumo de marijuana pode aumentar o risco do homem desenvolver cancro testicular, em particular a forma mais agressiva da doença.

O estudo, que incluiu 369 homens entre os 18 e os 44 anos com cancro testicular e 979 homens, da mesma faixa etária, sem a doença, descobriu que os actuais utilizadores de marijuana tinham 70 por cento mais probabilidade de desenvolver cancro testicular, em comparação com aqueles que não consumiam.

Os investigadores revelaram, na “Cancer”, que o risco pareceu ser mais elevado entre os homens que relataram fumar marijuana durante, pelo menos, 10 anos, consumiam-na mais do que uma vez por semana ou começaram a utilizá-la antes dos 18 anos.

Um dos investigadores, o Dr. Stephen Schwartz, do Centro de Investigação do Cancro Fred Hutchinson, em Seattle, referiu que este estudo foi o primeiro a explorar a possível associação da marijuana ao cancro testicular.

O estudo descobriu que o risco acrescido pareceu ser na forma denominada de cancro testicular não-seminoma. Este tipo corresponde a 40 por cento dos casos e pode ser mais agressivo e difícil de tratar.

Os investigadores referiram que não têm a certeza acerca do que a marijuana tem que pode aumentar o risco. Contudo, o consumo crónico de marijuana também pode ter efeitos no sistema reprodutor masculino, incluindo a diminuição da qualidade do esperma.

O Dr. Schwartz referiu ainda que é necessário realizar muitas mais investigações de forma a se conseguir ter a certeza de que o consumo de marijuana é importante no risco de desenvolver cancro testicular.

A causa do cancro testicular é desconhecida, mas os homens cujos testículos não desceram para o escroto, antes dos 3 anos de idade, têm muito mais probabilidades de desenvolver cancro testicular do que aqueles cujos testículos desceram dentro dessa idade. A maioria dos casos de cancro testicular desenvolve-se em homens com menos de 40 anos, entre os 20 e os 30 anos.

A doença normalmente responde bem ao tratamento e tem uma taxa de sobrevivência aos cinco anos de cerca de 96 por cento, segundo a Sociedade Americana do Cancro (ACS).

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/02/09/eline/links/20090209elin008.html

Fármacos para a fertilidade não aumentam risco de cancro dos ovários

Dados de um estudo, publicados na “British Medical Journal”, sugerem que não existe uma associação evidente entre a utilização de fármacos para a fertilidade e o risco de desenvolver cancro dos ovários.

O investigador principal, o Dr. Allan Jensen, da Sociedade Dinamarquesa de Cancro, em Copenhaga, referiu que, embora as descobertas ofereçam evidências encorajadores relativamente à ausência de uma forte associação entre a utilização de fármacos para a fertilidade e o risco de cancro dos ovários, muitas das mulheres do estudo ainda não atingiram o pico de idade habitual para o desenvolvimento de cancro dos ovários.

Os investigadores examinaram os registos médicos de 54 362 mulheres com problemas de fertilidade, que foram encaminhadas para clínicas de fertilidade entre 1963 e 1998, e que utilizaram gonadotrofinas, clomifeno, gonadotrofina coriónica humana ou hormona libertadora de gonadotrofina. A idade média a que foi feita a primeira avaliação de infertilidade foi aos 30 anos.

Num seguimento médio de 15 anos, durante o qual 156 mulheres desenvolveram cancro dos ovários epitelial invasivo, os autores concluíram que as mulheres que receberam tratamentos de fertilidade habituais não apresentavam um risco geral acrescido de desenvolver cancro dos ovários, em comparação com aquelas que não utilizaram fármacos para a fertilidade.

Adicionalmente, os investigadores não encontraram evidências de risco acrescido entre as mulheres que se tinham submetido a 10 ou mais ciclos de tratamento, nem naquelas que não ficaram grávidas.

Contudo, foi observado um aumento de 67 por cento do mais comum subtipo grave de cancro dos ovários entre as mulheres que tomaram clomifeno, mas os investigadores atribuíram os resultados a uma associação ao acaso.

Num editorial, Penelope Webb sublinhou que estes dados são encorajadores e que fornecem evidências de que os fármacos para a fertilidade não aumentam consideravelmente o risco de cancro dos ovários, embora pequenos aumentos do risco não possam ser excluídos.

Isabel Marques

Fontes:
www.firstwordplus.com/Fws.do?articleid=B5412B0E05EC4900BEFC403CFE6AE9D8

Condroitina ajuda a reduzir as dores da artrose do joelho

Investigadores relataram, na edição de Fevereiro da "Arthritis & Rheumatism”, que a utilização a longo prazo de condroitina, uma substância sujeita a receita médica, para o tratamento da artrose do joelho, diminui as dores e reduz o estreitamento da articulação.

O estudo sobre a prevenção da progressão da osteoartrose (Study on Osteoarthritis Progression Prevention - STOPP) envolveu 622 pacientes na Europa e nos Estados Unidos, com idades entre os 45 e os 80 anos, que sofriam de artrose do joelho. Em média, os pacientes relataram níveis moderados de dor quando o estudo iniciou.

Os pacientes receberam aleatoriamente um tratamento diário, durante dois anos, com condroitina ou placebo. Foram tiradas radiografias ao joelho afectado para avaliar o impacto do tratamento.

De acordo com o Dr. André Kahan, do Hospital Cochin, em Paris, no grupo que recebeu condroitina o alívio da dor aumentou com o tempo. Além disso, o tratamento com condroitina reduziu a probabilidade de estreitamento da articulação, que indica perda de cartilagem, em 33 por cento.

Mais de 90 por cento dos participantes relataram uma tolerabilidade boa ou muito boa e os efeitos secundários não foram mais prováveis do que com o placebo.

Os autores referiram que, como a condroitina utilizada no ensaio STOPP é um fármaco que necessita de prescrição médica, os resultados não podem ser generalizados aos produtos que contêm condroitina e são comercializados como suplementos alimentares.

A osteoartrose, também conhecida como osteoartrite, artrose, artrite degenerativa e doença articular degenerativa, é uma doença reumática que incide principalmente nas articulações dos joelhos, coluna, anca, mãos e dedos. Ocorre tanto em homens como em mulheres e é a mais comum das doenças reumáticas.

Isabel Marques