sexta-feira, 6 de março de 2009

MabThera pode diminuir inflamação renal em pacientes com lúpus

Investigadores revelaram que o fármaco oncológico MabThera (rituximab), da Roche, pode reduzir significativamente a inflamação renal em algumas pessoas com lúpus que não respondem à terapia convencional.

O Dr. Fadi Fakhouri, do Imperial College London, referiu que, após cerca de dois anos, o rituximab ajudou 12 de 20 pacientes com lúpus com sérios riscos de desenvolverem insuficiência renal.

Os investigadores revelaram na “Clinical Journal of the American Society Nephrology” que os estudos prospectivos avaliando a eficiência do rituximab na nefrite lúpica são justificáveis, pois as terapias existentes, envolvendo uma variedade de fármacos imunossupressores e quimioterapia, são geralmente consideradas inadequadas.

Os investigadores estudaram 20 voluntários com distúrbio renal grave, devido ao lúpus, em risco de desenvolver insuficiência renal. Estas pessoas recebem frequentemente quimioterapia ou fármacos corticosteróides para reduzir a inflamação renal.

Contudo, como muitos pacientes não respondem aos fármacos ou experienciam efeitos tóxicos quando os tomam, os investigadores testaram o rituximab, que está delineado para reduzir as células B do sistema imunitário, de modo a observarem se este poderia ajudar.

Os investigadores utilizaram o fármaco para atingir as células B hiperactivas, que parecem ajudar a provocar a inflamação renal nas pessoas com lúpus.

Após 22 meses, os investigadores observaram melhorias renais em 60 por cento dos pacientes e descobriram uma forte associação entre a redução das células B, após um mês, e o sucesso do tratamento.

Contudo, nem todas as pessoas responderam ao fármaco. Os pacientes com níveis muito baixos da proteína albumina no sangue e voluntários com ascendência africana não experimentaram a redução benéfica das células B.

O lúpus é uma doença auto-imune caracterizada pela inflamação das articulações, pele, principais órgãos e sistema nervosa central, à medida que o sistema imunitário ataca os tecidos e células saudáveis. A doença tende a ter surtos de agravamento dos sintomas e períodos de acalmia com a ausência de sintomas, tornando difícil avaliar a efectividade de qualquer tratamento.

Isabel Marques

Fontes:
www.reutershealth.com/archive/2009/03/05/eline/links/20090305elin026.html

Combinação de Plavix e fármacos para a azia pode aumentar risco cardíaco

Investigadores revelaram que as pessoas que sofreram um ataque cardíaco têm aproximadamente o dobro do risco de sofrer outro se estiverem a tomar o anticoagulante Plavix (clopidogrel), da Sanofi-Aventis e da Bristol-Myers Squibb Co, juntamente com um fármaco para a azia, como o omeprazol.

O Plavix e a aspirina são frequentemente utilizados para diminuir a coagulação do sangue do paciente após um ataque cardíaco. Os médicos também costumam prescrever um inibidor da "bomba de protões" como o omeprazol, comercializado em diversas versões de marca e genéricas, para diminuir o risco de hemorragia gastrointestinal provocada pelos anticoagulantes.

O estudo, publicado na “Journal of the American Medical Association”, analisou 8 205 pacientes dos Estados Unidos que foram tratados devido a um ataque cardíaco ou dor no peito, conhecida como angina instável, e que receberam Plavix e aspirina.

Dois terços destes pacientes também receberam um inibidor da "bomba de protões", principalmente omeprazol, e apresentaram cerca do dobro do risco de sofrerem outro ataque cardíaco ou um episódio da angina instável, em comparação com aqueles que não tomaram um inibidor da "bomba de protões".

O investigador principal, o Dr. Michael Ho, do Centro Médico para Veteranos de Denver, referiu que esta combinação de fármacos pode ser responsável por milhares de repetições de ataques cardíacos.

O Dr. Ho referiu que o estudo sublinha a potencial interacção entre o clopidogrel e os medicamentos inibidores da "bomba de protões", sendo que sugere que talvez estes medicamentos não devam ser prescritos habitualmente ou profilaticamente, isto é, preventivamente, a pacientes que estão a tomar aspirina e clopidogrel.

Contudo, alguns médicos aconselham cautela relativamente a estas descobertas. O Dr. Kirk Garratt, do Hospital Lenox Hill, em Nova Iorque, referiu que é necessário ter muito cuidado com este estudo, pois se os médicos deixarem de prescrever inibidores da "bomba de protões" a estes pacientes, poder-se-ão observar mais complicações hemorrágicas. O Dr. Garratt acrescentou que uma grande hemorragia num paciente com doença das artérias coronárias significativa pode facilmente tornar-se fatal.

Isabel Marques

Fontes:
www.reuters.com/article/healthNews/idUSTRE52278420090303